segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Pro ano que passou voando...


O que escrever de um ano que passou? Na verdade tenho a impressão que os anos, depois de certa idade, não passam: voam! E com 2012 não foi diferente.

Faz 11 anos que eu trouxe o Studio pra Joinville e, às vezes, parece que foi ontem; muitos de nossos alunos de 10 anos atrás ainda mantém contato, e alguns ainda voltaram 10 anos depois pra fazer curso, o que me leva a crer que, ao passar por mais um ano, tenho minha missão cumprida: a formação.

Esse ano foi intenso; muitas coisas aconteceram na escola, com nossos alunos, nossa Cia de teatro, comigo enquanto Diretora e Atriz, e então, o ano acabou e já me pego pensando nas novas turmas e atividades que virão...

A escola esse ano abriu uma única turma, o Studio Mix. Pra essa, já tínhamos uma lista de espera desde o ano passado, pois esse está sendo o procedimento adotado por nós: abrimos uma lista e atendemos primeiro quem está esperando uma vaga há algum tempo.

A turma logo lotou, com os da lista e com nossos ex-alunos que sempre voltam. Durante o processo, ainda entraram alguns ex-alunos que estão estudando cênicas fora de Joinville, mas por motivo pessoal estavam passando um tempo na cidade e, seguindo o velho ditado: "o bom filho a casa torna". Eu fico muito feliz com isso porque sei que nos tornamos parte de uma formação que está aí sendo continuada, e que plantamos isso durante nossos discursos e processos. A turma também teve a presença de alguns dos integrantes do grupo de teatro do Hospital Dona Helena, o grupo 20V, o qual com orgulho, desde ano passado, sou a Diretora e esse ano conseguimos colocá-los num curso continuado, sempre focando na importância de uma formação. Estudar, estudar e estudar... Esse é o nosso conselho.

A minha intenção esse ano era dar uma atenção maior à Cia Studio em Cena (nossa Cia de teatro), pois estávamos montando nosso primeiro espetáculo adulto, um texto com obras de Nelson Rodrigues que teve sua estreia em novembro com a diretora convidada Sabrina Lermen. Nós estávamos estudando e ensaiando desde o ano passado e isso requer tempo, atenção, dedicação e eu não queria dividir o tempo com outras coisas, pois ela já estava curto; além de ensaiar, ainda estava fazendo o figurino e produção... E em paralelo, ainda temos o nosso infantil, Cantando com a Fada Sol, que completamos 3 anos em cartaz com muito sucesso!

A Cia tem um processo muito gostoso, intenso e correu tudo bem, a estreia de “É BATATA” foi lotada e plateia curtiu muito. Ano que vem, estaremos de volta com o espetáculo. E a Fada Sol andou por cantos novos: foi pra Gaspar, na Amorabi e todas as nossas apresentações em Joinville foram lotadas, com as crianças e seus acompanhantes cantando muito... Ah: até festa particular a Fada foi fazer esse ano rss.. E as crianças ficaram enlouquecidas com a minha presença, nada mais gratificante!!

Não posso de deixar de agradecer ao Alexandre Veiga, Bruna Nicolau, Daniela D'Ávila, Daniel Malagoni (ator convidado), Fernando Gonçalvez (aluno convidado), Juliana Pamplona (musicista convidada), Luiz Scheffer (aluno convidado), Paola Soares, Paulo Zago, Priscila Schiffeinbein, Rodrigo Vargas por todas as nossas trocas na Cia, pelas cenas deliciosas que fazemos juntos, pelos ensaios muitas vezes regados de cansaço, risos, choros, champagne rss... Bolos de chocolate... E muito muito texto e músicas, além dos cursos que fizemos juntos durante o ano. Nossa Cia é um orgulho, e uma prova de que é possível fazer teatro como profissão na cidade que nascemos ou escolhemos para viver!

Como Diretora, acompanhei o grupo 20V (grupo do Hospital Dona Helena) e desenvolvemos apresentações bem legais: foi semana da Enfermagem, treinamento para as Brasanitas e, no fim de ano, montamos o nosso esperado Auto de Natal, que foi bem diferente da comédia que fizemos ano passado. E estudamos, estudamos muito durante o ano todo...

Para o Auto de Natal eu fiz uma releitura do conto A Menina dos Fósforos, de Cristian Handersen, e ficou muito bonito: usamos uma linguagem mais visual e corporal, pouco texto e muita imagem! E arrebatamos a plateia com muito choro! Ah, e minha filha, Laura, de 5 anos, teve sua estreia nos palcos com eles! É muito bom estar com vocês: Ana Régia, Bruna, Geovanne, Ketty, Maycon e Márcia. E muito obrigada à Maria José (coord. do Pró-humano) pelo apoio e dedicação ao nosso processo.

E, por fim, pra deixar bem mais corridas nossas atividades, eu peguei a produção e preparação de elenco do curta Metragem A Noiva de Tarantino, do diretor Ebner Gonçalves. Foram testes e mais testes, depois vieram os ensaios, depois trocaram uma das atrizes principais por mim, rss... E eu tive que fazer um laboratório intenso com aulas de luta para a personagem. E vieram mais ensaios, até as gravações que foram fim de novembro e inicio de dezembro. A minha atriz teve que trabalhar exaustivamente esse ano, nas peças e depois, no filme. Foi cansaço físico, por que lutar não foi nada fácil, mas muito prazeroso; gravar então nem se fala: é minha paixão estar num set.

E claro: durante o ano, apareceram trabalhos pros nossos alunos e atores da cia, e coordenar isso tudo sendo mãe em tempo integral é mesmo pra não ver o tempo passar. Por isso iniciei o texto falando que o tempo voa, porque quando me dei conta já era natal, apresentações dos alunos do Studio Mix, apresentação do auto do 20V e já era hora de fechar a escola até fevereiro, quando inicia tudo de novo. Opa... Já to falando do próximo ano!! Aff!!!!!!!! NÃO, deixa acabar esse, quero dizer acabar em termos rss...

Pedagoga-Diretora
Studio Escola de Atores - Joinville

Nenhum comentário:

Postar um comentário